Culture Watch Update
SEE OTHER BRANDS

Your top news on culture, society and lifestyle

CGTN: Legado dos Flying Tigers comemorado para nutrir um vínculo China-EUA duradouro

A CGTN publicou um artigo sobre as próximas comemorações do Dia V da China em Pequim. Ao relatar a história da assistência dos American Flying Tigers à China na sua batalha contra os invasores japoneses, o artigo destaca as contribuições de quem apoiou a vitória da China, ressaltando o espírito duradouro da assistência mútua em tempos difíceis.

PEQUIM, Aug. 30, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A China irá realizar uma grande parada militar no próximo mês em Pequim, marcando o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa (1931-1945) e na Guerra Mundial Antifascista.

Além de apresentar armamentos avançados, a presença de convidados internacionais no desfile destaca as contribuições de quem apoiou a vitória da China, ressaltando o espírito duradouro da assistência mútua em tempos difíceis.

Entre os convidados estrangeiros homenageados estão membros dos American Flying Tigers e suas famílias. Oficialmente conhecidos como o Grupo de Voluntários Americanos da Força Aérea Chinesa, os Flying Tigers foram formados em 1941 pelo General dos EUA Claire Lee Chennault para ajudar a China na sua batalha contra os invasores japoneses.

O legado

Pouco depois de chegarem à China em dezembro de 1941, os Flying Tigers derrubaram nove aeronaves japonesas, causando a primeira derrota significativa para as forças japonesas desde que seus ataques aéreos tiveram início na cidade de Kunming, no sudoeste da China.

Em 1942, quando as forças japonesas ocuparam Mianmar e cortaram a última rota de abastecimento internacional da China, as forças aéreas chinesas e americanas foram pioneiras no transporte aéreo Hump – uma das passagens aéreas mais perigosas e mortais sobre o Himalaia que ligava a Índia a Kunming, fornecendo ajuda e suprimentos internacionais vitais.

De 1941 a 1945, os Flying Tigers, em colaboração com militares e civis chineses, abateram ou destruíram aproximadamente 2.600 aeronaves japonesas. Mais de 2.000 membros do Flying Tigers perderam suas vidas em combate, de acordo com o Salão Memorial dos Mártires da Aviação Anti-Japonesa de Nanjing.

"O povo chinês nunca esquece os Flying Tigers. Criamos o museu dos Flying Tigers em Chongqing e convidamos mais de mil veteranos e suas famílias para visitar a China", disse o presidente chinês Xi Jinping em um jantar de boas-vindas oferecido por Organizações Amigas nos EUA em 2023.

A bondade do povo chinês também foi lembrada pelos Flying Tigers. Jeffrey Greene, presidente da Sino-American Aviation Heritage Foundation, disse que muitos pilotos dos Flying Tigers disseram que, mesmo depois de décadas, eles ainda não esqueceram o sabor dos ovos oferecidos pelo povo chinês na época para lhes dar força.

Fundada em 1998 por Greene e vários veteranos dos Flying Tigers, a fundação visa preservar e promover a história compartilhada da cooperação entre os EUA e a China durante a guerra. Ao longo dos anos, a fundação patrocinou a visita à China de cerca de 500 veteranos e centenas de suas famílias e descendentes.

Incentivo a um vínculo duradouro

Em uma carta de 2023 em resposta a Greene e aos veteranos dos Flying Tigers, Moyer e Mel McMullen, Xi elogiou a fundação e os esforços dos veteranos de promover a história dos Flying Tigers em ambos os países. Ele expressou sua esperança de que o espírito dos Flying Tigers pudesse passar para a próxima geração, fortalecendo o vínculo entre os povos das duas nações.

Greene, que liderou uma delegação de jovens na China central no final de julho, incentivou os jovens visitantes a compartilhar suas experiências com outras pessoas, particularmente o que aprenderam durante sua visita à lápide de Beneda. Chamando os jovens de "parte da história dos Flying Tigers", Greene enfatizou que suas ações contribuem para o relacionamento contínuo entre a China e os EUA.

Reconhecendo que restam menos veteranos dos Flying Tigers, Greene reafirmou o compromisso da fundação de promover o entendimento mútuo entre os jovens de ambos os países, garantindo que o espírito dos Flying Tigers prospere em uma nova era.

Na cerimônia de abertura do Fórum de Amizade e Cooperação dos Flying Tigers da China-EUA em julho, o embaixador chinês nos EUA, Xie Feng, expressou sua esperança de que haverá mais Flying Tigers da nova geração em ambos os países que se comprometerão a promover a amizade entre os dois povos e a promover o desenvolvimento estável, sólido e sustentável das relações China-EUA.

Para mais informações, visite:
https://news.cgtn.com/news/2025-08-20/Flying-Tigers-legacy-celebrated-to-nourish-a-lasting-bond-1FZNFsPy6Dm/p.html


Contato: CGTN cgtn@cgtn.com

Primary Logo

Legal Disclaimer:

EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.

Share us

on your social networks:
AGPs

Get the latest news on this topic.

SIGN UP FOR FREE TODAY

No Thanks

By signing to this email alert, you
agree to our Terms & Conditions